O Campeonato Paranaense 2018 está prestes a começar. O Foz do Iguaçu Futebol Clube vai disputar a 1ª Divisão pelo quarto ano consecutivo figurando entre os grandes times do estado. Mas nem sempre foi assim… Durante muitos anos, o representante do futebol profissional da cidade enfrentou a dureza da 2ª Divisão.
Em 1997, por exemplo, o Foz Futebol Clube, que tinha o comando do técnico Milton do Ó, realizou boa campanha, mas não conseguiu o acesso. Na partida decisiva no Estádio Coronel Emílio Gomes, em Irati, o Azulão da Fronteira perdeu para o Iraty Sport Club, por 3 a 1. Depois de uma atuação desastrosa, o árbitro Bertoldo Celestino Pires foi excluído do quadro de arbitragem da Federação Paranaense de Futebol (FPF) e nunca mais voltou a apitar jogos.
Na foto, uma das formações do Foz Futebol Clube naquela temporada em uma partida realizada no Estádio do ABC. Em pé, aparecem Reginaldo, Ivan Carlos, Jackson, Edvaldo Júnior, Cássio, Marcão e Paulinho Chrusciak. Agachados estão Lelo, Neguinho, Franco, Valdir Bá e Nivaldo. O saudoso Paulinho Chrusciak, falecido recentemente em acidente na BR-277, era o preparador físico da equipe.
Foto: Sidinei Buzanelo (arquivo pessoal)
2 comentários
Grandes equipes, formadas principalmente por pratas da casa, tal como esta. Comandada pelo Folclórico Milton do Ó, uma verdadeira enciclopédia do futebol Paranaense, sob a batuta física do grande professor Paulinho “Lata”, nosso amigo de saudosa memória… Foz agora é elite no futebol, mas as saudades destes tempos de nostalgia, nos fazem relembrar grandes jogos do Foz…
Tem fotos do time de Juniores de 1997 comandado pelo técnico Bebeto? Na época o presidente era o Maninho