Aproveitando o período sem jogos no Campeonato Paranaense 2018, o elenco do Foz do Iguaçu Futebol Clube intensifica os treinamentos físicos. O grupo de jogadores vem se preparando visando o próximo compromisso que acontecerá somente no dia 4 de março, às 16 horas, quando o Azulão da Fronteira recebe o FC Cascavel, no Estádio do ABC, na abertura da Taça Caio Junior (segundo turno).
Considerada primordial no futebol, a preparação física possibilita que o atleta realize seu papel em campo da melhor maneira possível. Sem uma preparação adequada é difícil um jogador ter êxito nas competições e atuar em uma temporada sem lesões. Por isso, é necessário muito cuidado e atenção aos detalhes, no momento de planejar e executar as cargas de treinamento. No Foz, o responsável por esse trabalho é o preparador Ademir Bráz de Oliveira, o Dedé.
De todos os times que disputam o certame estadual, certamente o Foz foi o que teve o menor tempo de preparação, com apenas 15 dias de treinamentos antes da estreia. “Somente nos três primeiros dias foi possível realizar o treinamento físico específico, depois já foi preciso trabalhar de forma integrada. Enfim, procuramos sempre dividir a parte técnica e tática com o trabalho físico durante os treinamentos”, explicou o preparador.
“Sentimos uma evolução física durante os jogos em alguns aspectos, principalmente em termos de resistência, mas agora vamos aprimorar as questões de força e resistência específica. Enfim, vamos enfatizar o que está deficiente, se tem jogador que precisa evoluir, vamos melhorar aquilo que percebemos alguma deficiência nos sete jogos realizados. O importante é deixá-los em uma grande condição para a sequência do campeonato”, salientou.
Dedé tem 42 anos e veio de Ubiratã para Foz do Iguaçu com apenas dois anos de idade, quando seu pai foi contratado para trabalhar na Itaipu Binacional. Sua primeira experiência no Foz Futebol Clube foi em 2009, na categoria júnior. Voltou em 2013, como auxiliar no time profissional. Depois, teve passagens pelo futebol feminino, retornando ao Azulão em 2016, permanecendo também no ano passado nas disputas do Campeonato Paranaense, Brasileiro da Série D e Paranaense Sub-23.
Fotos: Sidinei Buzanelo