O precursor do futebol profissional em Foz do Iguaçu foi o Itaipu Esporte Clube. Criado em 1987, o time sagrou-se campeão do Torneio Início do Campeonato Paranaense da Segunda Divisão, há exatamente 31 anos, no dia 22 de março de 1987. O fato ocorreu no Estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa, uma semana antes de a bola rolar pela segundona paranaense que contou com a participação de dez equipes. O time foi o primeiro a representar a cidade em uma competição profissional, sendo substituído pelo Foz do Iguaçu Esporte Clube no ano seguinte.
Seus jogos eram realizados no Estádio Pedro Basso, na Vila Yolanda, sempre levando bons públicos, o que obrigou a direção do clube a providenciar a instalação de arquibancada móvel do lado oposto às arquibancadas atuais. Os treinamentos aconteciam no “Canteirão”, o campo de futebol situado dentro da área da própria Usina Hidrelétrica de Itaipu. O clube tinha o engenheiro Elsidio Cavalcante como presidente e Genésio Camargus (Cigano) era o responsável pela supervisão.
A foto recorda um dos jogos realizados no Estádio Pedro Basso, de propriedade do Flamengo Esporte Clube. Pela ordem, estão: dr. Valter (médico), Djalma Pastorello, Fábio, Valdecir, Anselmo (goleiro), Dequinha, Rotta e Tércio (massagista). Agachados: Valter Gomes, Amauri, Zé Davi, Da Silva e Sirluiz. Na disputa do Campeonato Paranaense da Segunda Divisão de 1987 a equipe foi comandada pelo técnico Zizinho. As cores do clube homenageavam a união entre Brasil e Paraguai, responsáveis pela construção da Usina Hidrelétrica de Itaipu.
Foto: Sidinei Buzanelo (arquivo pessoal)
1 comentário
E o Sirluiz ainda joga amador, 30 anos depois…