“Gente que ouve a gente e faz da gente, gente muito mais gente. Gente inteligente, obrigado gente pela companhia de sempre, aquele abraço gente.” Quem já ouviu essa expressão no rádio? O autor chama-se Doniseti Melo, o “narrador poeta do rádio”. Mas, quem é Doniseti? Como começou sua paixão pelo rádio, e em especial, pelo rádio esportivo? O Toque do Buza vai contar um pouco da história desse radialista que vive em Foz do Iguaçu há mais de duas décadas e que, por aqui, fez milhares de amigos.
A infância
Doniseti Jacinto de Melo é paranaense da pequena cidade de Bela Vista do Paraíso, distante cerca de 50 quilômetros de Londrina. Nasceu no dia 15 de setembro de 1955, sendo o décimo filho do casal Sebastião e Alzira de Melo. Desde pequeno, quando ainda morava em um sítio, era evidente o gosto pelo rádio. Em sua imaginação infantil, apresentava programas e narrava partidas de futebol.
Depois, já na cidade de Ubiratã, além dos estudos na Escola Rural Bom Jesus, Doniseti ajudava o pai na roça, na plantação de café e hortelã. Claro, que o futebol já fazia parte da vida dele, como integrante do time da escola, mas a ajuda para a mãe nas vendas de frutas e verduras nos finais de semana também era uma de suas tarefas.
O início no rádio
Doniseti já era professor em Ubiratã, sendo diretor da Escola Municipal João Bertoli, mas a paixão pelo rádio persistia. Depois de participar de um concurso com 56 inscritos, foi aprovado para trabalhar na Rádio Difusora (AM 1450). Era o dia 15 de setembro de 1982, data em que ele comemorava 27 anos de idade. No início, desempenhava a função de repórter, mas com a ausência do narrador, foi obrigado a substituí-lo. Foi aprovado pela direção e efetivado como narrador.
Passados cinco anos, surgiu o convite para trabalhar na Rádio Colmeia de Campo Mourão (AM 850) onde atuou em três oportunidades. Doniseti Melo viveu experiências em outras estações do Paraná e Mato Grosso. Na relação, constam emissoras como Rádio Tabajara de Londrina, Capital de Cianorte, Clube de Ubiratã, Cultura de Paranavaí, Difusora de Barra do Garças/MT, Capital AM de Cascavel, Ingamar de Maringá, Cultura AM de Foz do Iguaçu e 97,7 FM.
Doniseti também marcou seu nome em outros meios de comunicação. Trabalhou em duas emissoras de TV a cabo da cidade: Foz TV e Canal 21. Viveu muitas experiências na mídia impressa, nos jornais A Gazeta do Paraná, O Estado do Paraná, Correio de Notícias, Nosso Tempo, Jornal de Foz, O Vale do Piquiri, Gazeta do Piquiri, O Estado do Mato Grosso e A Gazeta do Iguaçu, onde permanece há 14 anos.
A chegada em Foz do Iguaçu
A primeira passagem por uma emissora de rádio iguaçuense durou pouco mais de um ano. Ela ocorreu na Rádio Cultura (AM 820), entre fevereiro de 1992 a abril de 1993. Depois, em junho de 1998, ele voltou a atuar na mesma emissora, permanecendo por muito tempo no jornalismo e na equipe esportiva. Na Cultura, integrou a equipe Feras do Esporte, que tinha o comando de Alvir Preisner, e a Equipe Legal.
Na Terra das Cataratas, sua voz também foi ouvida na Rádio 97,7 FM, na apresentação do Jornal 97 FM logo pela manhã e nas transmissões esportivas. Embora, esteja atualmente afastado do rádio, permanece como funcionário do Grupo Hapra de Comunicação, empresa responsável pela administração da 97,7 FM, onde trabalha desde 2008.
A grande batalha e a expectativa da volta
No final de 2013, começava a maior batalha enfrentada por ele. Com dores abdominais, foi aconselhado a realizar uma série de exames. Entre algumas incertezas e várias visitas a médicos especializados, veio o diagnóstico: câncer de intestino. Em 14 de março de 2014, a primeira cirurgia para a retirada do tumor malígno. Depois, foram meses seguidos de quimioterapia. Em novembro de 2015, a segunda cirurgia para a reconstrução do trânsito intestinal.
Superado o momento mais difícil de sua vida, Doniseti Melo agora vem enfrentando outros desafios que são as sequelas físicas e psicológicas, comuns para quem vence a doença. Mesmo com o sentimento de dever cumprido em mais de 35 anos de profissão, a volta ao rádio não está descartada, porém, depende da perícia médica que avaliará se poderá retomar suas funções na 97,7 FM.
Senti a presença de Deus em um momento difícil. Vi os sinais do Soberano e me emocionei com tudo o que Ele faz para nós.
Sentimento de gratidão
Doniseti é eternamente grato a Deus e confia plenamente nos desígnios para sua vida. Nos últimos meses, tem aproveitado para estar mais próximo da família e dos amigos. Sua presença em eventos esportivos voltou a acontecer. Onde quer que vá, uma roda de pessoas se forma para conversas sobre vida, amizade, rádio e esporte. Humilde, procura não esquecer o apoio e incentivo que recebeu de várias pessoas no momento mais difícil da vida.
Deus era apenas algo abstrato para mim. Hoje, tenho a certeza de que Ele sabe e pode tudo, nos dá sentido à vida.
Torcedor confesso do Santos Futebol Clube, ele faz questão de mencionar que torce pelo sucesso de todas as equipes e atletas que representam o município de Foz do Iguaçu, independentemente da modalidade. Casado com Sandra Maria e pai de quatro filhos: Ronnie, Kelly Cristina, Douglas Bruno e Taynara Aline, o “narrador poeta do rádio” acredita que entender a vontade de Deus nem sempre é fácil, mas crer que Ele está no comando e tem um plano para nossas vidas, faz a caminhada valer a pena.
Quando experimentamos o poder de Deus nas nossas vidas, tudo é transformado.
Confira a seguir, alguns bordões utilizados por Doniseti Melo em suas narrações:
“Sem piriri piriri”
“Quem incha de vaidade, engravida de egoísmo”
“Eu tô de boa, com a pequena e a coroa”
“Olhando a sua roupa no varal sem você, pensei em você sem ela”
“Podem existir mil constelações, mas eu só quero você, minha estrela”
“Entre a conversão emocional e social, fique com a primeira que é legal”
12 comentários
Parabéns pela matéria sobre o Doniseti Melo, merecida homenagem a um dos maiores narradores esportivos do rádio paranaense.
Grande Doniseti Melo, amigo, professor e mais que tudo GENTE como a GENTE.
Simplesmente demais
Excelente reportagem Buza! Donisete Melo faz parte da história do esporte na tríplice fronteira!
Querido amigo Buzanelo. Maravilhosa homenagem ao inesquecível Jacaré. Se ele ler vai ficar bravo comigo. Só brincamos com quem gostamos. Bons tempos. Viagens marcantes. Transmissões fantásticas. Amizades que ficarão gravadas eternamente em meu coração. Que Deus ilumine a todos.
Parabéns pela homenagem ao narrador poeta do radio Doniseti Melo, lenda viva do radio esportivo, falar sobre amigos não é fácil, mais espero em breve ouvir novamente as narrações do meu amigo Doniseti Melo
Grande história do Doni, sendo narrado pelo mito Buza…
Parabéns aos dois por tudo que fazem pelo esporte.
Parabéns Toque do Buza pela linda matéria sobre o narrador poeta Doniseti Melo.
Doniseti Melo e Sidinei Buzanelo, dois excelentes profissionais, com quais, tive a honra de trabalhar!
É meu querido amigo te conheci na 97,7 acompanhei parte do que passou…de boas coisas ruim também… ms graças a Deus vc venceu o ruim… vc já é vencedor abençoada por Deus ele sabe da sua luta…eu tenho certeza que Deus em breve lhe fará com que vc possa tar de volta… nos presentiando com as tuas naracão e apresentacão maravilhosa do jornal na 97,7 e fará com que tudo fique melhor em sua vida que Deus te abençoe meu querido amigo Donizete Melo tudo de bom a vc pois vc merece.. um super abraço da sua amiga fã Adelaide.
Praticamente vivi minha infância junto com meu finado pai, escutando esporte, também os Feras do Esporte. Um grande jornalista vou torcer pra que ele consiga a sua cura por total e volte logo aos microfones esportivos pra narrar os gols do Foz Futebol Clube na Copa do Brasil do ano que vem.
Desejo muita saúde e boa recuperação Doniseti Melo. E volte logo para sua paixão: o rádio.
Aqui de Ubiratã estaremos orando pela sua breve recuperação. Abraços.