Em 1992, a cidade de Foz do Iguaçu sediou pela primeira vez uma edição dos Jogos Abertos do Paraná (JAP’s), considerado o maior evento poliesportivo do Estado. No período de 22 a 31 de outubro daquele ano, cerca de três mil atletas participaram das disputas em diversas modalidades, representando quase uma centena de municípios paranaenses. A competição se destaca por estimular o desenvolvimento técnico desportivo das seleções municipais.
A equipe de futsal masculino de Foz do Iguaçu era uma das esperanças de medalhas para a Terra das Cataratas na 35ª edição dos JAP’s. O elenco dirigido pelo técnico Marcão era formado por jogadores de qualidade e experientes, porém, o objetivo não foi alcançado. A partida semifinal contra Ponta Grossa foi bastante tumultuada e com agressão ao árbitro João Artur Blum Lima. Julgado pelo Tribunal de Justiça Desportiva, o time iguaçuense acabou sendo eliminado da competição.
A foto recorda um dos jogos do selecionado iguaçuense no ginásio Costa Cavalcanti. Na imagem aparecem, em pé, Jerry (goleiro), Valério, Rita Lee, Patinho (goleiro), Luizinho Bradesco e Jackson. Agachados estão, Boca, Serginho, Baitala, Marinho e Garrincha. No final, Maringá ficou com o título e garantiu a medalha de ouro, enquanto que Ponta Grossa recebeu a medalha de prata com a segunda colocação na modalidade.
Foto: Sidinei Buzanelo (arquivo pessoal)