O iguaçuense Hugo Caetano segue em Cagliari, na Itália, onde participa do Campeonato Mundial de Xadrez Amador. Detentor do título de Mestre Nacional, ele busca subir no ranking internacional no esporte que pratica desde os cinco anos de idade. A competição, que é organizada pela Federação Internacional de Xadrez (FIDE), reúne cerca de 250 enxadristas de 59 países e terá seu encerramento no próximo dia 30.
De acordo com o técnico e pai do atleta, Pedro Caetano, um dos objetivos na competição é ficar entre os 20 melhores do mundo. “É um evento muito forte, existem muitos jogadores experientes e com titulação internacional, além de estarem mais elevados no ranking. A maioria das partidas passa de cinco horas de duração. Mas jogo é jogo, em cada partida há a possibilidade de um bom embate e de vitória”, explicou.
Mesmo à distância, o pai acompanha e procura orientar o filho de 25 anos. “Estou monitorando as partidas, acompanhando a pontuação dos possíveis adversários, dando apoio psicológico, cobrando atenção com alimentação, descanso e outros detalhes importantes. Mas o Hugo, apesar de jovem, tem um foco muito definido e já possui uma boa experiência, pois participa de um mundial pela quarta vez”, falou.