A passagem do enxadrista Hugo Caetano pela Itália está sendo especial. Depois de ficar em décimo lugar no Campeonato Mundial de Xadrez Amador, em Cagliari, o iguaçuense foi campeão do torneio 32º Rapid Fire Accademia Martedi 1 Maggio 2018, realizado nesta terça-feira (1), em Roma. A competição foi organizada pela Accademia Scacchistica Romana. Assim, ele traz em sua bagagem maior experiência e uma conquista internacional.
Apesar da distância, Hugo foi monitorado pelo pai, Pedro Caetano, que permaneceu em Foz do Iguaçu. “Quando ele foi viajar, saiu daqui com o objetivo de ficar entre os 20 primeiros colocados em Cagliari. Lá, ele participou de um evento que reuniu cerca de 250 inscritos e ficou em décimo lugar. Ou seja, atingiu plenamente o que foi traçado. Depois, em Roma, veio a conquista do torneio. Acho que podemos chamá-lo de Rei de Roma”, brincou o pai.
O enxadrista de 25 anos vai continuar por mais alguns dias na Europa onde pretende participar de outros torneios. Depois, disputará duas competições em Foz do Iguaçu que serão organizadas pela Federação de Xadrez do Paraná (Fexpar). No próximo dia 13, jogará o Circuito Sesc/Fexpar de Xadrez Escolar, e de 16 a 20 de maio, vai competir no Aberto do Brasil de Xadrez das Três Fronteiras.