Família que torce unida permanece unida. Pelo menos, é assim com a família do empresário Marcelo Valente. Ao lado da esposa Karina e do filho Arnaldo, eles se unem para torcer pelo Coritiba Foot Ball Club. A prática de parceria e solidariedade serve para aproximar ainda mais os membros da família que vibram com as glórias da equipe paranaense, mas que também se fortalecem nos momentos de tristeza e frustração.
Marcelo nasceu em Curitiba e veio para Foz do Iguaçu em 1988. Atualmente, ele responde pela direção comercial do Hotel Bella Itália e da Loumar Turismo. Mas, o esporte sempre fez parte do cotidiano do empresário. Suas participações em eventos de hipismo, corridas de rua e futebol, por exemplo, são constantes. É claro, sempre declarando seu amor pelo Coxa e contando com o apoio e presença de familiares.
“Venho de uma família que torce pelo Coxa. Mesmo estando em Foz há 30 anos não me afastei do meu time. Pelo contrário, com o interesse do Arnaldo me aproximei ainda mais do Coritiba, afinal o meu filho é muito entusiasmado com as coisas do clube. Ele puxa a fila e está sempre me estimulando. Recentemente, ele me surpreendeu e me disse que um dia será presidente do Coritiba”, revelou.
O envolvimento com o Coxa-branca não tem limites. “Em setembro de 2016, fomos a Córdoba, na Argentina, e acompanhamos a vitória sobre o Club Atlético Belgrano por 2 a 1 no tempo normal, e 4 a 3 nas penalidades, onde conquistamos a vaga para as quartas de final da Copa Sul-Americana em pleno Estádio Mario Alberto Kempes. Éramos apenas 40 torcedores do Coxa e nós estávamos lá apoiando o time diante de mais de 50 mil argentinos”, recordou.
Pai e filho assumiram um compromisso de assistirem seis partidas do time por ano, independentemente do local do jogo. Com os estudos de Arnaldo, que está cursando Engenharia de Produção, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em Medianeira, isso ficou mais difícil. “Pela nossa torcida, o Coritiba deve confirmar seu retorno à Série A do Campeonato Brasileiro no mês de novembro. Vamos ao jogo do acesso em qualquer lugar do país”, garantiu.
O envolvimento e a torcida pelo futebol de Foz do Iguaçu também acontece. Atualmente, Marcelo é o vice-presidente do Foz Cataratas, equipe que disputa o Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino, sendo um dos grandes responsáveis pela parceria com o próprio Coritiba. A esposa não fica fora e também participa como embaixadora do Foz Cataratas, formando um grupo de mulheres iguaçuenses com o propósito de impulsionar a equipe feminina e a torcida. Além de serem sócios do Verdão, pai, esposa e filho também são integrantes da Coxa Doidos de Foz do Iguaçu, torcida que reúne cerca de 70 integrantes.