Quatro atletas iguaçuenses viajam para São Tomé e Príncipe, no Golfo da Guiné, na África, na condição de representantes do Brasil na 11ª edição dos Jogos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) na modalidade de basquetebol 3×3 até 16 anos. O evento acontecerá no período de 21 a 28 de julho. As jogadoras Anna Julia Gonçalves, Brendha Schwartz de Jesus, Lavínia Tamires e Maria Eduarda Maciel estarão acompanhadas pelo técnico Claudio Henrique Lisboa.
De acordo com o treinador, as meninas estão empolgadas, já que será a primeira vez que uma equipe de Foz do Iguaçu jogará em outro continente e representando o País. Lisboa explicou que a vaga surgiu após a segunda colocação do Campeonato Brasileiro Escolar de Basquete 3×3 até 18 anos, no mês passado, em Simões Filho (BA). Com a desistência de São Paulo, que foi o time campeão, as iguaçuenses herdaram a vaga.
Além do basquetebol 3×3, os Jogos da CPLP serão disputados nas modalidades de futebol, voleibol de praia, taekwondô, atletismo olímpico e adaptado. A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa foi criada em 1996 e conta com nove membros: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.