Empolgados pelo bom momento vivido pelo Foz do Iguaçu Futebol Clube em 2008, alguns amigos se reuniram para criar um grupo de torcedores para incentivar o Azulão da Fronteira. No dia 29 de junho, esses jovens estavam no Estádio do ABC acompanhando o encontro entre Foz e Operário Ferroviário, conhecido como “o jogo que não terminou”. Um mês depois, no dia 29 de julho, uma reunião entre eles decidiu pela criação da Torcida Organizada Águias da Azurra (TOAA).
Neste domingo (29), quando a torcida organizada comemora uma década de existência, o torcedor Rodrigo da Silva, um dos responsáveis pela sua criação, relembra como tudo começou. “Éramos um grupo de amigos que sempre acompanhava os jogos do Foz Futebol Clube. Com o acesso do Azulão, a gente começou se organizar para incentivar o nosso time na primeira divisão do Campeonato Paranaense. Lembro bem que o Arif Osman participou da reunião como representante do Foz e apoiou a nossa ideia”, recordou.
Nos últimos anos, a presença da torcida organizada também se tornou um fato marcante nas arquibancadas do ginásio Costa Cavalcanti nos jogos do Foz Cataratas Futsal. Além de incentivar o time em partidas realizadas na Terra das Cataratas, a TOAA também costuma promover caravanas para torcer pelo representante iguaçuense fora da cidade e até mesmo do estado quando se tratam de jogos válidos pela Liga Nacional de Futsal.
De acordo com Rodrigo, a data é oportuna para agradecer todos que contribuíram para a afirmação da TOAA. “Nesses anos que se passaram foram muitos que deixaram a sua contribuição para a construção e o fortalecimento da torcida organizada. São dez anos onde pudemos vivenciar e apoiar tantas glórias e emoções. Hoje, temos o orgulho de dizer que estamos entre as maiores torcidas organizadas do nosso estado”, mencionou.
Atualmente presidida pelo jovem Anderson de Andrade Machado e contando com cerca de 80 integrantes, a TOAA além de se destacar pelo incentivo aos times iguaçuenses, também se sobressai por algumas ações sociais. Recentemente, promoveu uma campanha para arrecadar cobertores, agasalhos, colchas, lençóis e roupas para entregar a pessoas carentes do município.
“Estamos almejando grandes coisas, a gente pretende ir a muitos jogos fora de casa, e o que não pode faltar que é fazer nosso papel dentro da nossa casa, transformar o Costa Cavalcanti em um caldeirão e apoiar o Foz Cataratas Futsal do começo ao fim. Em relação ao Foz Futebol Clube, pretendemos aumentar a nossa galera e seguir com o mesmo apoio que a gente vem prestando nesses dez anos de existência da torcida”, falou o presidente da TOAA.
Fotos: Nilton Rolin e Sidinei Buzanelo