Criado por um grupo de amigos no dia 20 de setembro de 1980, o Esporte Clube São Francisco comemora 38 anos de existência. Os fundadores tinham como objetivo a formação de um time de futebol que representasse a região do São Francisco, que pudesse através da prática do futebol reunir amigos e participar de campeonatos amadores em Foz do Iguaçu. Dessa forma, com as cores amarelo e preto predominando em seu uniforme, nascia o Tigre da Fronteira.
Conforme o desportista Aldair Fagundes, que foi um dos fundadores e o primeiro presidente, apesar das dificuldades o EC São Francisco continua escrevendo seu nome na história do futebol amador da cidade. “Estamos completando 38 anos de muita luta. Iniciamos disputando o Interbairros, depois jogamos a Taça Antônio Cruz onde fomos bicampeões. Fomos campeões em Foz no Campeonato Amador e vice do Campeonato Extremo-Oeste que reuniu grandes equipes de diversas cidades”, recordou.
Presidido atualmente por Everson Ramos, o EC São Francisco é presença constante em certames de veteranos do município, mas a volta ao Campeonato Amador deverá ocorrer em breve. Depois de muito tempo, o local onde está o tradicional Estádio Aldair Fagundes, no bairro Morumbi II, segue sendo um ponto de encontro dos moradores. “Lembro que no local havia uma plantação de algodão. Com a dedicação dos amigos, conseguimos transformar o espaço em um ponto tradicional do futebol iguaçuense”, completou o dirigente que cede seu nome ao estádio.
Fotos: Aldair Fagundes (arquivo pessoal)