A queda do avião da empresa LaMia com a delegação da Chapecoense completa dois anos hoje. No dia 29 de novembro de 2016, o acidente na Colômbia matou 71 pessoas. Apenas seis pessoas sobreviveram, entre elas o zagueiro Neto. Você sabia que o jogador vestiu a camisa do Foz do Iguaçu Futebol dez anos antes? O fato ocorreu em 2006, nas disputas do Campeonato Paranaense da Segunda Divisão (Divisão de Acesso). O site Toque do Buza relembra a rápida passagem do zagueiro pelo Azulão da Fronteira.
No início daquela temporada, Neto estava no Francisco Beltrão Futebol Clube. Prestes a completar 21 anos, o zagueiro de 1,95m chegou para integrar o elenco comandado pelo técnico Ivan Carlos Mororo Alves. A equipe iguaçuense, porém, não realizou boa campanha e após quatro partidas acabou eliminada na primeira fase da competição estadual. Foram duas derrotas para o Cascavel (1 a 0 e 3 a 1) e dois empates em 1 a 1 com o Engenheiro Beltrão.
A foto em destaque recorda o jogo realizado no dia 21 de maio de 2006, válido pela segunda rodada, quando o Azulão da Fronteira empatou com a Associação Esportiva Recreativa Engenheiro Beltrão no Estádio João Cavalcante de Menezes. Na imagem, pela ordem, estão Leandro Manesco, Neto, Claudio, Marcio, André Góis e Bizu. Agachados estão Alex Verê, Nildo, Anderson, Brito e Alex Franco.
Depois da passagem pelo Azulão da Fronteira, Neto voltou para o Francisco Beltrão. Posteriormente, defendeu Cianorte (PR), Guarani (SP), Santos (SP) e Chapecoense (SC) onde foi anunciado em fevereiro de 2015. Atualmente, com 33 anos e ainda sofrendo com as sequelas do acidente aéreo e diversas cirurgias realizadas, Neto segue sua luta incessante para retornar aos gramados.
Fotos: Orivaldo Dorta (arquivo pessoal)