A ideia era criar um torneio de futsal que reunisse grandes craques e que fosse disputado todo início de temporada no Ginásio Costa Cavalcanti. Assim nascia a Copa Cataratas de Futsal. A realização da primeira edição, no mês de fevereiro de 2013, coincidiu com o último ano de atuação do Foz Futsal que no final daquela temporada encerrava suas atividades. Nos anos seguintes, o Foz Cataratas passou a representar a cidade de Foz do Iguaçu no evento que era organizado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL) com apoio da Liga Iguaçuense de Futebol de Salão (LIFS).
Na primeira edição, que contou com a presença de quatro equipes, o campeão foi o Joinville. A equipe iguaçuense teve pouco tempo de preparação e não correspondeu em quadra, realizando uma campanha fraca, culminando com três derrotas. A foto recorda o dia 25 de fevereiro de 2013, uma segunda-feira, data da primeira rodada do torneio, quando o Foz Futsal perdeu para o Jaraguá (SC) por 2 a 0, gols de Dian e Daniel. Na comissão técnica estavam o técnico Carlos Giuliano da Silva e o auxiliar Paulinho Chrusciak (in memoriam).
No elenco do Foz Futsal, Henrique Rafagnin estava iniciando a carreira e começava a escrever seu nome entre os grandes goleiros do Brasil. Entre outros jogadores de destaque no elenco iguaçuense estavam Renê, Sidnei Ribeiro, Alcides Pereira, Henrique, Marcelinho, Dudu, Wellington Coco e Andy. A Copa Cataratas voltou a ser realizada somente nos dois anos seguintes. Em 2014, o título ficou com o Atlântico de Erechim. Na última edição disputada em 2015, a equipe campeã foi a ACBF/Carlos Barbosa.
Copa Cataratas em 2013 (quatro participantes): Joinville (SC), Corinthians (SP), Jaraguá (SC) e Foz Futsal (PR)
Copa Cataratas em 2014 (oito participantes): Atlântico de Erechim (RS), Joinville (SC), Jaraguá (SC), Foz Cataratas (PR), Intelli (SP), Concórdia (SC), Copagril/Marechal (PR) e Seleção Paraguaia
Copa Cataratas em 2015 (oito participantes): ACBF/Carlos Barbosa (RS), Blumenau (SC), Umuarama (PR), Copagril/Marechal (PR), Foz Cataratas (PR), Minas (MG), Vento em Popa (BA) e San Lorenzo (ARG)
3 comentários
Deveria criar uma outra dessa.
Lembro sim, Dudu no Foz Futsal.
Poderia voltar.