A manhã desta quinta-feira (21) foi de homenagens para o ex-árbitro de futebol e futsal, Onofre Gomes da Silva. Ele foi agraciado com a Moção de Aplauso da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu em razão dos serviços prestados ao esporte da cidade por cerca de 50 anos, inicialmente como atleta e depois atuando na arbitragem. A indicação foi do vereador Anderson de Andrade (PSC) e aprovada pelos demais parlamentares.
“Seo Onofre”, de 73 anos, passa por problemas de saúde depois de ser acometido por um acidente vascular cerebral (AVC) em fevereiro de 2014. O homenageado necessita de cadeira de rodas para se locomover e recebe cuidados especiais dos seus familiares. “Falo em nome da nossa família e agradecemos todo o reconhecimento dessa Casa de Leis e a homenagem prestada. Nosso muito obrigado” afirmou Robinson Alexandre, um dos filhos.
Autor da proposição, o vereador Anderson de Andrade parabenizou o homenageado pelos relevantes serviços prestados ao esporte iguaçuense. “Hoje é dia de alegria e de reconhecimento. Onofre é um exemplo de ser humano, de pai, de marido e de avô. É apaixonado por Foz do Iguaçu e aqui construiu uma história maravilhosa. A nossa intenção é reconhecer tudo isso, ele merece”, falou.
Conheça o homenageado
Onofre Gomes da Silva nasceu em Foz do Iguaçu no dia 2 de março de 1946. Casado com Rosalina Gomes da Silva há 51 anos, é pai de quatro filhos: Sergio Luiz (Ticão), Rose Mary, Edison Gomes (Gão) e Robinson Alexandre, e avô de dois netos: Isadora e Luiz Felipe.
“Seo Onofre” estudou nos colégios Bartolomeu Mitre e Monsenhor Guilherme. Em 1964, aos 18 anos, ingressou no Exército Brasileiro onde permaneceu até 1978. Depois, foi funcionário da Receita Federal, fiscal da Prefeitura de Foz do Iguaçu e funcionário concursado da extinta Superintendência de Campanhas de Saúde Pública (Sucam), onde trabalhou por 30 anos até a sua aposentadoria.
Sempre participou da história esportiva do município e região, tanto como atleta quanto árbitro de futebol e futebol de salão. Foi jogador do ABC Futebol Clube e do Guairacá. Em 1972, ingressou na carreira de árbitro de futebol permanecendo até 2004, representando a Liga Iguaçuense de Futebol (LIF) e Federação Paranaense de Futebol (FPF).
No futebol de salão começou a arbitrar em 1975, antes mesmo da existência da Liga Iguaçuense de Futebol de Salão (LIFS) que foi criada quatro anos depois. Trabalhou em jogos desde as categorias de base até veteranos, incluindo partidas da antiga Taça Paraná na quadra da Praça da Marinha, local que recebia os jogos, pois o Ginásio Costa Cavalcanti ainda não havia sido construído.
Confira imagens da cerimônia realizada na Câmara Municipal de Foz do Iguaçu:
6 comentários
Ícone do futsal iguaçuense, mais que merecido.
Merecido!
Merecedor pelo que representou ao futebol de Foz… Parabéns Onofre!!!
Parabéns.
Parabéns
PARABÉNS Sr. Onofre, mais que merecido