O Corinthians havia conquistado o título do Campeonato Paulista de 1977 três meses antes. Com seu elenco principal, o Timão realizou um amistoso em Foz do Iguaçu no mês de janeiro de 1978, enfrentando o time amador do Flamengo Esporte Clube. Com o Estádio Pedro Basso, na Vila Yolanda, completamente lotado, os torcedores vibraram com os ídolos que tiraram o alvinegro da fila de quase 23 anos de jejum de títulos.
Na oportunidade, a Rádio Cultura AM de Foz do Iguaçu preparou uma cobertura especial da partida que terminou com a vitória do Corinthians por 5 a 1. O repórter Oliveira Junior era um dos integrantes da equipe esportiva da tradicional emissora iguaçuense, que contava também com o narrador Anésio Gonçalves (in memoriam) e com o comentarista Gelsi Gelmini, além de outros profissionais.
Comandado pelo saudoso técnico Oswaldo Brandão, o Corinthians se preparava para as disputas do Campeonato Brasileiro de 1978, que naquela época era realizado no primeiro semestre. Os corintianos da região tiveram a oportunidade de ver em ação grandes e inesquecíveis ídolos como Tobias, Zé Maria, Moisés, Wladimir, Ruço, Basílio, Palhinha, Vaguinho, Geraldão e Romeu.
Como não se tratava de um amistoso oficial, o Corinthians utilizou camisas sem seu distintivo. A delegação corintiana ficou hospedada no antigo Hotel Diplomata, na Avenida Brasil, despertando a atenção dos torcedores iguaçuenses apaixonados por futebol. Passados mais de 40 anos, o fato ainda é lembrado por muitas pessoas que prestigiaram a passagem do Coringão pela tríplice fronteira.
Fotos: Oliveira Junior (arquivo pessoal)
2 comentários
Eu estive lá e vi o jogo!
Eu joguei no infantil do Flamenguinho na década de 80, o nosso treinador era o Capixaba, não tenho mais notícias dele se está vivo ou morto, pois já faz 15 anos que moro em Itaipulândia, como meu pai e meu irmão caçula já faleceram, não tenho mais contato com o futebol amador de Foz, a não ser nos programas regionais do Sbt. Quanto a sua matéria é de excelente qualidade, gostaria que dentro da medida do possível você lançasse um livro sobre a história do Flamengo paranaense, pois fui muito feliz no tempo em que aí joguei. Aqui me despeço com um cordial abraço e o Flamenguinho sempre estará no meu coração.