Depois de cinco meses de disputa, terminou no fim de semana, em Ponta Grossa, o Campeonato Paranaense Adulto Feminino de Basquete 2019. O Foz Basquete encerrou a sua participação com a segunda posição, atrás apenas de Ponta Grossa, que foi o time campeão. A competição reuniu oito equipes que se enfrentaram em turno e returno, com as quatro melhores classificando-se para o final four.
Na primeira fase do certame organizado pela Federação Paranaense de Basketball (FPRB), o Foz Basquete terminou na segunda colocação, com 11 vitórias em 14 jogos disputados. Na semifinal, realizada no sábado (5), Foz venceu Maringá por 78 a 71, com uma grande atuação e 21 pontos da pivô Tayen Miranda. A vitória garantiu o time iguaçuense na decisão diante do forte time de Ponta Grossa.
Na final disputada no domingo (6), apesar de muita luta da jovem equipe iguaçuense, a experiência das atletas de Ponta Grossa falou mais alto e o placar foi favorável às donas da casa por 66 a 55. O destaque da equipe da fronteira ficou por conta da ala Monia Passarelli, que terminou com 24 pontos e uma bela atuação ofensiva. A pivô Verônica, de apenas 18 anos, foi eleita para o quinteto ideal da competição.
A equipe dirigida pelo técnico Douglas Stapf Amancio contou com as atletas Jucimara Dantas (Mamá), Monia Passarelli, Chaiane Alves, Milena Chefer, Tayen Miranda, Ster Santos, Mariela Vargas, Barbara Alflen, Verônica Rodrigues, Thalita Silva e Maria Belen. Durante a fase de classificação, as jogadoras Camila Rodrigues e Milena Rocha também fizeram parte da campanha. A preparação física é feita pelo professor Maximiano Duarte.
O próximo desafio para o time de Foz do Iguaçu será a disputa dos 62º Jogos Abertos do Paraná (JAPs), a partir do próximo dia 16, na cidade de Toledo, quando a equipe vai em busca do título que não conquista há 19 anos.
Classificação final do Campeonato Paranaense Adulto Feminino de Basquete:
1º NBPG/Ponta Grossa (campeão)
2º Foz Basquete (vice-campeão)
3º Maringá
4º São José dos Pinhais
Foto: Federação Paranaense de Basketball