Após um vice-campeonato na categoria 2006/2007 e um quarto lugar na categoria 2007/2008, no Festival de Base, no último sábado (9), em Toledo, e o cancelamento da última etapa, a equipe de Foz do Iguaçu foi declarada campeã geral da 23ª Copa Integração de Voleibol Feminino. O time da fronteira totalizou 46 pontos, dois a mais que Toledo, que foi o vice-campeão, e oito a mais que Palotina, que completou o pódio geral em terceiro lugar.
A campanha da temporada teve um terceiro lugar e um primeiro lugar nas etapas da categoria 2003, em Formosa do Oeste e Toledo, um quarto lugar e um primeiro lugar nas etapas da categoria 2004, em Palotina e Céu Azul, e um quarto lugar na categoria 2002, em Medianeira.
A conquista iguaçuense foi bastante comemorada, pois também representa a queda de um tabu de 15 anos sem título, ou seja, é o primeiro título geral em toda história de sua participação na competição que é considerada uma das mais importantes do Estado, principalmente por fomentar o trabalho de base.
De acordo com o técnico Henrique Calza, esse título se deve ao trabalho em conjunto realizado também pelos professores Evanildo Souza, Loreci Heiss e Ronaldo Soares, responsáveis pelos polos de treinamentos na cidade de Foz do Iguaçu.
Classificação final (após cinco etapas):
1º Foz do Iguaçu 46 pontos
2º Toledo 44
3º Palotina 38
4º Medianeira 37
5º Santa Helena 31
6º Santa Izabel do Oeste 27
7º Céu Azul 18
8º Formosa do Oeste
Texto e foto: Silmar Ramos