Em sua primeira experiência como técnico de uma equipe adulta, Marlus Sokolowski encerrou a temporada comemorando o título do Campeonato Paranaense de Futsal – Série Ouro. Comandando o Foz Cataratas Futsal, enfrentou muita incerteza e desconfiança assim que foi escolhido para assumir o Time das Três Fronteiras no mês de setembro, inicialmente como interino e depois efetivado no cargo. A conquista do certame estadual serviu como uma resposta aos questionamentos feitos e deixou a convicção de que seguirá exercendo a função, algo projetado por ele.
Formado em educação física, Sokolowski sempre esteve envolvido com equipes de futsal. Começou como preparador de goleiros no São Miguel Futsal, em 2007. Depois, em 2010, assumiu também a função de preparador físico do clube. Em 2013, chegou ao Foz Cataratas pela primeira vez, mas na temporada seguinte o trabalho foi interrompido em função de um convite do Umuarama Futsal. Em 2015, retornou para Foz do Iguaçu, onde permanece desde então, na preparação física do elenco adulto e como treinador da categoria Sub-20.
“Consegui muitas vitórias frente ao departamento de preparação física do Foz Cataratas Futsal, juntamente com a parte técnica do time Sub-20. Vinha me preparando para futuramente ser treinador da equipe principal, mas não neste momento. Porém, a diretoria achou melhor a troca de comando e o que era para ser apenas por algumas rodadas, acabou se tornando efetivo”, explicou Sokolowski.
A missão, no entanto, não foi fácil para o treinador de apenas 33 anos. “Assumir o comando de uma equipe com uma torcida apaixonada e exigente como a do Foz Cataratas é um grande desafio para o profissional. Aconteceram críticas, mas se fui escolhido pela diretoria foi por tudo que já fiz em seis anos de casa. Também me consideraram capaz de enfrentar todas as dificuldades que foram impostas. E pelo visto deu certo, culminando com mais um título para a cidade de Foz do Iguaçu”, declarou.
Casado com Vanessa e pai da menina Maria Sophia, de um ano e oito meses, ele espera que 2020 seja um ano promissor. “Quero dar continuidade ao meu trabalho, iniciar uma temporada, planejar, monitorar e traçar os objetivos e metas que desejamos. A responsabilidade será maior, hoje conquistamos um respeito muito grande no Paraná, mas essa cidade e nossa torcida merecem algo gigante em nível nacional. Queremos formar uma equipe competitiva, agressiva e com muita intensidade”, mencionou.
Na reta final de 2019, o Foz Cataratas Futsal realizou 20 partidas sob o seu comando. Foram 11 vitórias, três empates e seis derrotas. O título obtido diante do Dois Vizinhos foi o primeiro como técnico do time principal, mas já é o quinto alcançado com a equipe iguaçuense. Antes, Marlus Sokolowski havia sido campeão paranaense com o elenco Sub-20, em 2013, como preparador físico; e em 2016 e 2018, como treinador. No time adulto, foi campeão estadual atuando na preparação física, em 2018.
Fotos: Nilton Rolin
2 comentários
Buza…..Cadê as renovações do Foz Cataratas?
Pois é estamos esperando ansiosos para conhecermos o elenco de 2020