Com abertura solene na noite do último sábado (18), no Centro de Convenções do Hotel Golden Park Internacional, em Foz do Iguaçu, começou o 35º Congresso Internacional de Educação Física, evento da delegacia da FIEP do Brasil, que recebe este ano mais de mil congressistas entre professores e acadêmicos de educação física. Neste ano estão presentes representantes de todos os estados brasileiros e de pelo menos 15 países. O convidado de honra do congresso é o técnico da Seleção Brasileira de Futsal, professor Marquinhos Xavier.
O cerimonial foi comandado pelo presidente da FIEP, o iguaçuense, professor/doutor Almir Adolfo Gruhn, que agradeceu o comparecimento e registrou a importância de cada um. Na mesa de honra, além de Gruhn, estiveram o presidente do Conselho Federal (CONFEF), professor Jorge Stenhilber; vice-presidente da FIEP no Brasil, Cláudio Boff; vice-presidente da Federação na América do Sul, José Fernandes Filho; vice-presidente para América do Norte, Manoel Guerrero; vice-presidente na América Central, Maristela da Silva Souza; representante do Conselho Paralimpico no Brasil, Evaldo Brandão; e presidente da entidade Inteligência Internacional (Unilogos), Gabriel Dias.
Jorge Stenhilber discorreu sobre a importância da atualização dos professores, afirmando que o progresso e o conhecimento caminham juntos. Almir Gruhn apresentou relatório e enfatizou o valor do profissional de educação física. Desde ontem até o próximo dia 22, a agenda dos congressistas está sendo intensa. Eles participam em cursos, palestras, mesas redondas, seminários e assistiram apresentações de trabalhos científicos.
Cursos – Dentre as atividades, os cursos se destacam. São nove cursos pela manhã, oito cursos à tarde e mais nove à noite. Pela manhã, os diferentes cursos incluem áreas como recreação, tendência de ritmos em academias, tendências de avaliação profissional, nutrição, esportes de aventura, atualização de futsal e natação infantil do bebê até 12 anos. À tarde haverá cursos dedicado à educação e no período noturno os congressistas receberão conhecimentos de disciplinas esportivas escolas do esporte, basquetebol, futsal, vôlei, ginástica, atletismo, handebol, esporte para terceira idade, planejamento esportivo e personal training.
Texto: DM Esportes
Foto: Wilmar Hermann