Elvio Legnani, Ronald Welter e Luiz Eduardo Soares, representantes de Foz do Iguaçu no quadro de arbitragem da Federação Paranaense de Futebol (FPF), estiveram em Curitiba participando de um encontro que contou com a presença do ex-árbitro Leonardo Gaciba. Atualmente, Gaciba é o presidente da Comissão de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Ele assumiu o cargo no ano passado e vem procurando transmitir um pouco de sua experiência aos colegas.
O trio iguaçuense vem sendo prestigiado pela FPF e todos já participaram de partidas válidas pelo Campeonato Paranaense da 1ª Divisão em 2020. O mais experiente é Elvio Legnani (33 anos), que vem correspondendo e sendo avaliado positivamente em todas as suas atuações. Ronald Welter (28) e Luiz Eduardo (26) são considerados promissores no quadro de arbitragem da FPF.
O bate-papo aconteceu no Centro Universitário Campos de Andrade (Uniandrade) e contou com a participação do presidente da Comissão de Arbitragem da FPF, Afonso Vítor de Oliveira, e o membro da Comissão, Anderson Gonçalves. Na conversa, Gaciba abordou vários assuntos, entre eles os diferentes perfis dos árbitros em campo e suas formas de lidar com as situações de jogo.
Para o presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, é importante para árbitros e assistentes terem consciência de que devem ser uma equipe também fora de campo, para que no dia das partidas todos estejam bem para desempenhar seus papeis com excelência.
O VAR e cursos de aperfeiçoamento também foram falados durante o encontro. Gaciba acredita que a medida que todos forem se aperfeiçoando, a interferência do VAR nas partidas tende a ser menor. Outro assunto importante tratado foi sobre as mulheres na arbitragem. O ex-árbitro fez questão de destacar que elas estão lá por mérito próprio e não por serem mulheres.
Com informações da Assessoria de Imprensa FPF
2 comentários
Aprendizado 100
3 monstros.. parabéns moçada, representando nossa cidade e nossa região.