O Foz Cataratas Futebol Feminino vai estrear no Campeonato Brasileiro da Série A2, no dia 15 de março, contra o Operário-MT. Para isso, o time iguaçuense está preparando-se para a competição organizada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Os treinamentos acontecem sob o comando de Christiane Lessa, a nova técnica.
Fora do país desde 2001, quando foi para os Estados Unidos, inicialmente como jogadora e depois como treinadora, Christiane não é conhecida no futebol brasileiro, mas tem grande experiência no futebol feminino internacional. Ela trabalhou também na Islândia, China e Noruega.
O Foz Cataratas foi rebaixado para a segunda divisão no ano passado e terá que ficar entre os quatro melhores para retornar ao grupo de elite do campeonato organizado pela CBF. A equipe da fronteira integra o Grupo D, ao lado de América-MG, Atlético-GO, Juventus-SP, Operário-MT e Serc-MS.
Fórmula de disputa – A competição segue o regulamento de 2019. Os 36 times começam divididos em seis grupos com seis equipes em cada. Na primeira fase, cada clube disputa cinco partidas, em turno único. Ao fim desta etapa, os dois melhores colocados e os quatro melhores terceiros avançam para a fase seguinte.
Nas oitavas de final, os duelos são definidos por sorteio, que acontecerá na sede da CBF. A diferença desta etapa é que os confrontos serão no formato de ida e volta, mas sem o critério do gol qualificado. Em caso de empate, portanto, o classificado será definido nos pênaltis. Depois disso, as quatro equipes que chegarem à semifinal do torneio, estarão promovidas para a Série A1 do Brasileiro Feminino de 2021.
Foto: Janaína Madureira