Atualmente a preocupação mundial é com o coronavírus (Covid-19). Há pouco mais de dez anos, a aflição se deu em função dos riscos da gripe A (H1N1). No dia 5 de agosto de 2009, a Justiça autorizou a realização da partida entre Coritiba e Santos, no Olímpico Regional, em Cascavel, mas determinou o uso obrigatório de máscaras nas dependências do estádio. Mais de 20 mil torcedores receberam máscaras para impedir a disseminação do vírus. Até os profissionais da imprensa usaram a proteção.
Válido pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A daquele ano, o confronto ficou conhecido como o “jogo das máscaras” e terminou com a vitória do Santos por 1 a 0, gol de Paulo Henrique Ganso, aos 19 minutos do primeiro tempo. Com apenas 17 anos e dando seus primeiros passos no time profissional, o garoto Neymar foi chamado pelo técnico Vanderlei Luxemburgo e entrou no segundo tempo.
O Coxa mandou o jogo na cidade de Cascavel porque foi punido por causa dos incidentes no clássico contra o Athletico-PR. Ao final da competição organizada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o Coritiba terminou na 17ª colocação, sendo rebaixado ao lado de Santo André (SP), Náutico (PE) e Sport (PE). O campeão nacional de 2009 foi o Flamengo.
1 comentário
Eu estava na arquibancada, ouvi a torcida pedindo por Neymar