A última edição das Olimpíadas aconteceu em solo brasileiro, mais exatamente no Rio de Janeiro (RJ), no período de 5 a 21 de agosto de 2016. Mesmo distante cerca de 1500 quilômetros do local que recebeu o maior evento esportivo mundial, Foz do Iguaçu não ficou fora da festa. A Terra das Cataratas foi incluída entre as cidades paranaenses que receberam o revezamento do maior símbolo dos Jogos Olímpicos, que representa a paz, a união e a amizade.
A chegada da tocha olímpica ocorreu na tarde do dia 30 de junho daquele ano e percorreu 20 quilômetros, passou por alguns dos principais pontos turísticos e contou com 102 condutores. O primeiro a carregá-la foi o tenente-coronel de Infantaria Agenor Logo de Lima Junior, à época comandante do 34º Batalhão de Infantaria Mecanizado, local onde o revezamento teve início. Depois, seguiu pelas principais ruas do município, passando pela Paróquia São João, as praças da Paz e da Bíblia, além da Mesquita Árabe e a Catedral Nossa Senhora de Guadalupe, até chegar ao Gramadão, na Vila A.
No dia seguinte, a chama olímpica visitou alguns dos principais atrativos turísticos da cidade: Cataratas do Iguaçu, Marco das Américas, Templo Budista e Itaipu Binacional. Vários nomes do esporte iguaçuense conduziram o símbolo olímpico. Além de atletas, dirigentes e pessoas que fizeram história, outros que participam diretamente do esporte local também estiveram presentes no desfile da tocha.
Olimpíadas de Tóquio são adiadas – Em função da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), os organizadores dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 concordaram em adiar o evento por um ano. Portanto, a 32ª edição da Olimpíada, que deveria começar no próximo dia 24 de julho, deve ser realizada somente em 2021. Mesmo assim, o nome oficial do evento será Tóquio 2020, segundo o Comitê Olímpico Internacional (COI).