Após o cancelamento das etapas 2004 e 2006 que aconteceriam nas cidades de Palotina e Formosa do Oeste nos meses de março e abril, os técnicos dos oito municípios que disputam a Copa Integração de Voleibol Feminino, certame que em 2020 completa 24 anos de existência, optaram por cancelar também a terceira etapa que estava marcada para o período de 15 a 17 de maio, em Santa Helena, envolvendo a categoria 2003.
A medida, segundo presidente de honra da competição, professor Ademir Martelli, de Céu Azul, atende ao pedido de isolamento e distanciamento social recomendado pelos órgãos de saúde e decretos publicados pelos municípios para evitar aglomerações e consequentemente a propagação do novo coronavírus, o covid-19, já matou mais de 7 mil pessoas no país.
Com o cancelamento da terceira etapa, o calendário da Copa Integração prevê ainda duas etapas neste ano para as cidades de Medianeira (14 a 16 de agosto), na categoria 2002 e Santa Izabel dos Oeste (25 a 27 de setembro), na categoria 2005 e ainda o Festival de Base, no dia 7 de novembro, ainda sem local definido. No entanto, a realização desses três eventos ainda vai depender da situação do momento.
“Não podemos dizer que vai acontecer e nem que não vai acontecer. Isso tudo vai depender de uma série fatores que as autoridades de saúdes vão determinar para que não haja qualquer risco de contágio do coronavírus. A situação é angustiante para todos porque várias outras competições também foram canceladas, mas a melhor coisa a se fazer no momento é aguardar e obedecer às recomendações dos órgãos de saúde”, enfatiza Martelli.
A Copa Integração de Voleibol Feminino é disputada pelas equipes de Céu Azul, Formosa do Oeste, Foz do Iguaçu, Medianeira, Palotina, Santa Helena, Santa Izabel do Oeste e Toledo.
Texto e foto: Silmar Ramos