O atacante iguaçuense Pepê já teria feito exames médicos e está perto de assinar contrato com o Porto, de Portugal. É o que informa reportagem do site Globo Esporte neste domingo (7). O atleta, atualmente no Grêmio, foi revelado pelo Foz do Iguaçu Futebol Clube. O time iguaçuense detém 30% do passe do jogador e o restante pertence ao clube gaúcho.
Arif Osman, presidente do Foz, precisa assinar o contrato para que o negócio seja efetivado e isso deve ocorrer até a manhã desta segunda-feira (8). A pressão para que a assinatura ocorra é grande. Segundo a reportagem do GE, o Foz só receberia parte do seu valor em agosto de 2022.
Os portugueses deverão pagar cerca de 15 milhões de euros por Pepê, algo em torno de R$ 97 milhões na cotação atual. Dez milhões de euros (R$ 64,6 milhões) deverão ser pagos de forma parcelada ao Grêmio e o restante ao Foz.
Essa é a quarta maior contratação do Porto em um jogador. Ainda de acordo com a reportagem, Pepê poderá ficar no Grêmio até o dia 7 de junho, de modo que vai disputar as finais da Copa do Brasil contra o Palmeiras, nos dias 28 de fevereiro em Porto Alegre e 7 de março em São Paulo.
Eduardo Aquino, o Pepê, tem 24 anos e passou por escolinhas de futsal de Foz do Iguaçu e categorias de base do Athletico Paranaense e Coritiba. Porém, foi no Foz Futebol Clube que teve a primeira oportunidade em um time profissional, na Série D do Brasileiro de 2015 e no Paranaense de 2016, quando no dia 15 de abril daquele ano, assinou contrato com o Grêmio, sendo aproveitado inicialmente nas equipes juniores e depois no time profissional. Na última rodada do Campeonato Brasileiro de 2017, contra o Atlético Mineiro, em Belo Horizonte, marcou um gol na derrota do Grêmio por 4 a 3.
Texto: Bruno Zanette
Foto: Lucas Uebel | Grêmio FBPA