Em reunião online, os técnicos e representantes da Copa Integração, competição que em 2002 terá sua 26ª edição e se chamará Copa Integração/Copel de Voleibol Feminino, devido parceria firmada com o Governo do Estado através do Projeto ProEsporte, definiram o calendário de etapas e uma nova integrante para a temporada.
A cidade de Guaraniaçu, que havia participado como convidada em algumas etapas, passar a integrar o grupo para completar oito cidades, se juntando assim a Céu Azul, Formosa do Oeste, Foz do Iguaçu, Medianeira, Palotina, Santa Izabel do Oeste e Toledo.
Em 2022, serão cinco etapas com pontuação para efeitos de classificação geral. A cidade de Toledo foi escolhida para abrir a competição de 25 a 27 de março com a categoria 2005 e ainda sediar o Festival de Base 2010/2011, no dia 19 de novembro. Também serão sedes, as cidades de Formosa do Oeste na categoria 2008, Palotina na categoria 2005, Santa Izabel do Oeste na categoria 2007 e Céu Azul na categoria 2006. Em razão da pandemia, em 2022 fica optativo aos municípios, se alojar ou não nas sedes de etapas.
Comprometimento – A diretoria de honra da Copa Integração será mantida para mais um mandato tendo como presidente o professor Ademir Martelli, de Céu Azul, que também ocupa a função de técnico da cidade.
Segundo o treinador, é importante o comprometimento de todos os técnicos em todas as etapas sem que haja necessidade de mandar substitutos. “Acho que os municípios que confirmaram a participação têm por obrigação o comparecimento para que consigamos manter uma competição forte”, disse o dirigente.
Sobre o uso de atletas de outros municípios, a diretoria estabeleceu que fica liberada a participação apenas para a categoria juventude, enquanto que nas demais, apenas atletas das cidades participantes.
Outros – Outros itens também foram aprovados durante a reunião. A arbitragem, assessoria de imprensa e alimentação dos atletas serão desenvolvidas por empresas contratadas. A taxa de inscrição deste ano será de R$ 300,00, valor que será usado para manutenção da Associação Esportiva e Recreativa da Copa Integração (AERCI) que administra a competição. Também serão confeccionadas 15 camisetas para as equipes e suas comissões técnicas.
Parcerias – Em 2022, a Copa Integração também vai abrir a competição para exploração de marketing através de empresas que queiram expor suas marcas em placas de publicidade que serão instaladas nos locais de disputas. A princípio, cada cidade se comprometeu a colocar um parceiro.
A 26ª edição da Copa Integração/Copel de Voleibol 2022 é desenvolvida pela Associação Esportiva e Recreativa da Copa Integração (AERCI) com apoio das Prefeituras dos oito municípios participantes e da Associação de Voleibol de Toledo (Avotol) e também é beneficiária do Programa ProEsporte do Governo do Paraná através da Copel.
26ª COPA INTEGRAÇÃO VOLEIBOL FEMININO – CALENDÁRIO 2022
1ª ETAPA
Sede: Toledo
Data: 25 a 27 de março
Categoria: 2005
2ª ETAPA
Sede: Formosa do Oeste
Data: 29/30 de abril e 1º de maio
Categoria: 2008
3ª ETAPA
Sede: Palotina
Data: 24 a 26
Categoria: 2005
4ª ETAPA
Sede: Santa Izabel do Oeste
Data: 26 a 28 de agosto
Categoria: 2007
5ª ETAPA
Sede: Céu Azul
Data: 21 a 23 de outubro
Categoria: 2006
FESTIVAL DA COPA
Sede: Toledo
Data: 19 de novembro
Categoria: B 2010/2011
.
.
Texto e foto: Silmar Ramos