O futebol de Foz do Iguaçu perdeu um dos maiores descobridores de talentos. Faleceu na tarde desta quarta-feira (16) o técnico Ivan Carlos Mororo Alves, aos 48 anos. Ele foi responsável por revelar grandes jogadores na região, como Pepê, Alisson Safira, Renatinho, Raphael Alemão, entre outros. Atualmente trabalhava no Centro de Treinamento e Formação de Atletas Jardim Itaipu.
Ivan Carlos estava internado no Hospital Municipal de Foz do Iguaçu após sofrer duas paradas cardíacas na última sexta-feira. O treinador teve passagens marcantes pelo Foz do Iguaçu Futebol Clube, mesclando trabalhos nas categorias de base e também no time profissional.
Ivan iniciou a sua trajetória como técnico em 2003, justamente no comando do Foz Futebol Clube nas disputas do Campeonato Paranaense da Segunda Divisão. Mesmo com elenco caseiro e depois de realizar a melhor campanha da primeira fase entre os dez times participantes, a direção do clube entendeu que precisava de um profissional com mais experiência para a fase decisiva e contratou o técnico Itamar Belasalmas. Sem Ivan, foram cinco derrotas consecutivas e a decisão de abandonar o campeonato mesmo faltando outros cinco jogos.
Depois disso, a cada temporada, Ivan sempre teve seu nome ligado ao Azulão da Fronteira, principalmente no comando das equipes da categoria Sub-18 por mais de dez anos. Em 2015, nas disputas do Campeonato Paranaense da Primeira Divisão, foi auxiliar do técnico Edison Borges, passando no segundo semestre a dirigir o time no Campeonato Brasileiro da Série D, fato que se repetiu em 2016, no Campeonato Paranaense da Primeira Divisão.
Em seu currículo, também constam passagens pelo Sub-19 do FC Cascavel (em 2017), Foz Cataratas Futebol Feminino (em 2017 e 2018), pelo próprio Foz Futebol Clube (em 2018 e 2019) e pelo Club Nacional FBC (de 1º de Marzo, no Paraguai, em 2019).
Quando o assunto era a participação do município de Foz do Iguaçu nas disputas dos Jogos da Juventude e Jogos Abertos do Paraná, a presença de Ivan Carlos Mororo Alves era praticamente obrigatória. No comando das equipes iguaçuenses, o treinador comemorou várias conquistas regionais e estaduais.
.
.
* É proibido publicar esse texto em qualquer veículo de comunicação sem autorização do autor.
Foto: Sidinei Buzanelo (arquivo pessoal)
6 comentários
Estamos ficando órfãos de mestres em Foz, em 6 meses perdemos 2 mestres Vilmar e agora o Ivan
Velório do Ivan será a partir das 23:45h, de hoje, quarta feira, no ginásio do bairro Morumbi…vamos dar nosso último adeus ao amigo.
Que Deus receba o Ivan.
Uma perda irreparavel de uma pessoa absolutamente ligada ao esporte da nossa cidade e o Estado do Paraná, o Futebol de Foz perde uma das suas maiores referencias, pessoa de uma etica e carater irretocavel, fui uma pessoa que foi premiada com a sua amizade, descanse em paz amigo Prof. Ivan, que Deus te receba em seus braços, e que Ele conforte os corações da sua familia e de tantos amigos que deixou. Voa até o infinito amigo querido.
Descanse em paz professor! Que perda!
Meus pêsames, Deus conforte a família enlutada