Em decisões eletrizantes, Sérvia e Turquia foram as grandes campeãs das categorias feminina e masculina, respectivamente, do Mundial Escolar de Voleibol realizado em Foz do Iguaçu. Os duelos finais foram disputados no Ginásio Costa Cavalcanti, neste domingo (26), no último dia de disputas da competição internacional.
Na final feminina, Sérvia e Taipé Chinesa proporcionaram uma partida de alto nível. A vitória da Sérvia por 3 sets a 1 (parciais de 22/25, 25/23, 25/22 e 25/18) confirmou o título para as representantes do Leste Europeu. Apesar da derrota, Taipé Chinesa deu um show de civilidade e espírito desportivo sendo aplaudida pelos torcedores.
Na decisão do título no naipe masculino, Turquia e Taipé Chinesa fizeram um jogo equilibrado e decidido no tie-break. Melhor para a Turquia que venceu por 3 sets a 2 (parciais de 18/25, 25/17, 19/25, 25/21 e 15/13). Para chegar à final, a seleção turca superou o Brasil na semifinal em disputa realizada no dia anterior.
O Mundial Escolar de Voleibol reuniu aproximadamente 500 estudantes-atletas de 14 países. A organização do evento foi da International School Sport Federation (ISF) e Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), com apoio do Governo Federal, Governo do Paraná, por meio da Superintendência Geral do Esporte, Federação do Desporto Escolar do Paraná (FDEPR) e Prefeitura de Foz do Iguaçu.
.
.
* É proibido publicar esse texto em qualquer veículo de comunicação sem autorização do autor.
Fotos: Abel da Banca