Foi realizado no último fim de semana, a primeira edição do Encontro Científico de Esporte e Lazer de Foz do Iguaçu (Ecelfi). Organizado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL), o evento teve como principal objetivo registrar e mostrar para a comunidade o desempenho dos técnicos esportivos da SMEL, além de receber trabalhos acadêmicos elaborados pelos profissionais que atendem a população em diversas atividades nos bairros.
O Encontro Científico, que aconteceu na sede do SEST/SENAT, reuniu mais de 140 participantes e teve 40 trabalhos técnico-científicos apresentados. A expectativa é da realização de uma nova edição em 2023, visando mostrar a qualidade dos serviços prestados pela SMEL e fortalecendo a Política Pública de Esporte e Lazer em Foz do Iguaçu.
Para o secretário da pasta, Antonio Sapia, o evento foi importante para qualificar e mostrar à comunidade mais detalhes sobre estudos e o trabalho dos profissionais que atendem à população. “Este encontro foi um evento inovador no âmbito da gestão pública do esporte e lazer. Entendemos que devemos valorizar os nossos profissionais, pois a qualificação e atuação destes refletirão nos bons serviços prestados à comunidade. São técnicos que trabalham, mas não deixam de estudar e buscar aperfeiçoamento”, disse Sapia.
Segundo Sérgio Winkert, servidor da SMEL e membro da comissão organizadora, “a qualidade dos materiais e estudos apresentados servirá de incentivo e referência para as próximas edições do encontro, atraindo novos participantes, assim poderemos fortalecer as políticas públicas do esporte e lazer iguaçuense”, acrescentou.
O Encontro Científico de Esporte e Lazer de Foz do Iguaçu contou com o apoio do SEST/SENAT, CREF/9R, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Uniamérica, Grupo de Pesquisa em Atividade Física, Esporte e Tecnologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).
.
.
* É proibido publicar esse texto em qualquer veículo de comunicação sem autorização do autor.
Fotos: SMEL/Divulgação