Os técnicos que dirigem equipes na Copa Integração de Voleibol Feminino, tradicional competição da região Oeste, que terá sua 27ª edição em 2023, participaram de uma reunião no sábado (25), em Toledo, para discutir o rumo do torneio, o calendário de etapas e outras mudanças que serão aplicadas no regulamento para a temporada.
A grande novidade será o retorno do município de São Miguel do Iguaçu que acontece após 11 anos. A equipe será comandada pelo experiente técnico Álvaro Depiné, que não economizou nas palavras para definir o retorno. “É uma satisfação imensa retornar a Copa Integração, competição que também ajudamos a fortalecer lá atrás, e que hoje possui um excelente nível técnico e visibilidade, que fará muito bem ao voleibol de São Miguel do Iguaçu, que depois de anos volta a ter uma equipe feminina”, afirma o treinador, que ocupará a vaga de Santa Izabel do Oeste, que optou por deixar a competição.
Uma mudança relevante no torneio está relacionada a arbitragem do festival. A partir de 2023, cada cidade terá que levar um árbitro. A medida, além de desonerar o município sede, que antes bancava integralmente o custo, também visa valorizar o material humano dos municípios. Nas etapas normais, mantem-se o mesmo molde com a sede custeando arbitragem e premiação. “Acho que essa foi uma decisão bastante acertada uma vez que todas as integrantes possuem árbitros e acho que isso também vai facilitar para todos”, afirmou João Carlos Beloto, de Toledo, que também passou a ser o novo presidente de honra da Copa.
Além das disputas dos Jogos Oficiais do Estado, campeonatos estaduais, em que a maioria das equipes que estarão na copa 2023 participam, a nova diretoria traçou como meta para a temporada, a participação em uma competição internacional. O Chile, é primeiramente o país preferencial e os moldes dessa participação, categorias e outros detalhes, deverão ser definidos no decorrer das etapas.
Calendário – O calendário de disputas deste ano manteve o mesmo formato de 2022 com cinco etapas e será aberto entre os dias 31 de março e 2 de abril, em Guaraniaçu. Também sediarão em 2023, as cidades de Medianeira, Toledo, Foz do Iguaçu e Palotina. Além de São Miguel do Iguaçu, também participam do torneio, as cidades de Formosa do Oeste e Céu Azul. O Festival 2010, que acontece ao final das etapas ainda não tem data e nem sede definidas.
27ª Copa Integração de Voleibol Feminino – Calendário 2023
1ª etapa
Sede: Guaraniaçu
Data: 31/03 a 02/4
Categoria: Sub-16 (2008)
2ª etapa
Sede: Medianeira
Data: 21 a 23 de abril
Categoria: Sub-15 (2009)
3ª etapa
Sede: Toledo
Data: 26 a 28 de maio
Categoria: Sub-18 (2006)
4ª etapa
Sede: Foz do Iguaçu
Data: 11 a 13 de julho
Categoria: Sub-16 (2008)
5ª etapa
Sede: Palotina
Data: 22 a 24 de agosto
Categoria: Sub-17 (2007)
Festival da Copa
Sede: a definir
Data: a definir
Categoria: 2010
.
.
Texto/fotos: Silmar Ramos