O Novo Futsal Paraná (NFP) realizou um curso de arbitragem no fim de semana em Foz do Iguaçu. O encontro, que reuniu dezenas de árbitros, além de anotadores e cronometristas, foi realizado no Hotel Dan Inn e teve seu encerramento na tarde deste domingo (5), no Ginásio Costa Cavalcanti. Responsáveis pela coordenação de arbitragem da Liga Nacional de Futsal (LNF), Sandro Brechane e Renata Leite foram os principais palestrantes do curso.
O gestor da arbitragem do NFP, Carlos Scalassara (Caíco), destacou a importância do encontro que aconteceu nos últimos três dias. “Foram momentos de muito aprendizado, onde aprendemos com o grande conhecimento dos nossos instrutores. Trabalhamos muito a questão da padronização, as novas regras e outras novidades que foram absorvidas por todos os participantes”, explicou.
O árbitro Wagner Laurindo dos Santos, da cidade de Cascavel, mencionou a importância em participar do curso promovido pelo NFP. “Foi excelente, eu participo da arbitragem há 26 anos e confesso que nunca tive uma reciclagem de qualidade como essa e com instrutores de tamanha capacidade. Foi fantástico. Estamos melhores preparados, sem dúvida”, declarou.
Com a experiência de quem já apitou centenas de jogos importantes, o gaúcho Sandro Brechane comentou a respeito do trabalho desenvolvido no curso. “Tivemos aulas teóricas com muitos vídeos, debates e informações. Encerramos com aula prática para atualizar os árbitros sobre as novas mudanças das regras e também repetir os exercícios que são necessários dentro da quadra, bem como a interpretação das regras. A arbitragem é igual aos times, precisa treinar, repetir e buscar sempre a evolução”, afirmou.
Como presidente do NFP, o desportista Emanuel dos Santos (Mané) fez uma avaliação positiva do encontro. “Considero um sucesso a realização do encontro. Foi muito proveitoso, com a presença de palestrantes com experiência de Liga Nacional de Futsal. Esperamos ter contribuído para o aperfeiçoamento e o melhor aprendizado da nossa equipe de arbitragem. Que eles possam, dentro de quadra, contribuir ainda mais com a qualidade dos nossos campeonatos em 2023”, encerrou o dirigente.
.
.
* É proibido publicar esse texto em qualquer veículo de comunicação sem autorização do autor.