Depois de uma semana de disputas, envolvendo aproximadamente 500 estudantes-atletas de 14 países, chegou ao fim neste domingo (26), o Mundial Escolar de Voleibol, em Foz do Iguaçu. A cerimônia de premiação e encerramento aconteceu no Ginásio Costa Cavalcanti. O local foi palco durante todo o dia de vários jogos, inclusive as decisões nos naipes feminino e masculino.
Movida pela emoção, a cerimônia marcou a despedida entre os jovens participantes, que além dos duelos dentro de quadra, também aproveitaram para misturar idiomas, estilos de jogo e culturas, provando que é possível imperar a paz, a amizade e o bom relacionamento entre os povos.
“Esperamos que tenham gostado do Campeonato Mundial Escolar de Voleibol. Queremos agradecer todas as autoridades que contribuíram para a realização desse evento: Governo Federal, Governo do Paraná e Prefeitura de Foz. Fica um agradecimento também à ISF e a todos que trabalharam no evento”, disse Antônio Hora Filho, presidente da CBDE.
Em seguida, aconteceu a premiação dos melhores da competição. A delegação do México foi agraciada com o Troféu Fair Play. No feminino, os melhores foram Turquia (bronze), Taipé Chinesa (prata) e Sérvia (ouro). No masculino, o Brasil foi bronze, Taipé Chinesa ficou com a prata, e a Turquia foi ouro.
Realizado pela primeira vez no Brasil, o Mundial Escolar de Voleibol foi considerado um sucesso. O evento foi organizado pela International School Sport Federation (ISF) e Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE).
.
.
* É proibido publicar esse texto em qualquer veículo de comunicação sem autorização do autor.
Foto: Abel da Banca