Para Uriwagner Fonesi de Oliveira, correr significa vida. Para ele, corrida é saúde, disciplina, foco e liberdade. Com 41 anos de idade, o maratonista tem a corrida incorporada ao seu cotidiano. Quando não participa de treinos e de corridas, fica faltando algo importante para o paranaense nascido em Assis Chateaubriand.
Uriwagner conta que veio residir em Foz do Iguaçu quando ainda era criança, onde começou a experimentar os prazeres proporcionados pelas corridas. Em 2000, o atletismo passou a ser uma atividade mais séria em sua vida, com o surgimento dos primeiros resultados positivos em provas regionais.
Entre 2007 e 2015, morou no Rio de Janeiro, período em que foi destaque de provas importantes como a Maratona do Rio, em 2009, ficando entre os 20 melhores no geral e terceiro na categoria. Por lá, também foi bicampeão do Circuito Corujão de Corrida de Rua, prova de 10 quilômetros, disputada na orla da Barra da Tijuca.
A volta para Foz do Iguaçu aconteceu no final de 2015, onde permanece atualmente. Nos próximos dias, seguirá sua rotina de preparação visando as futuras provas. No dia 13 de novembro, participará da 2ª Corrida e Caminhada da Rádio 97 FM. No dia 4 de dezembro, vai marcar presença na 4ª edição da Corrida e Caminhada do Hospital Ministro Costa Cavalcanti.
Por aqui, Uriwagner espera seguir vencendo provas regionais. “Já são mais de 22 anos de treinamentos e corridas, mas pretendo continuar por muito mais anos”, garante o maratonista.
.
.
* É proibido publicar esse texto em qualquer veículo de comunicação sem autorização do autor.
Fotos: Divulgação
1 comentário
Uriwagner “O homem bala do Brasil” um atleta comprometido com a saúde 👍 um ser humano fantástico.