A equipe de goalball de Foz do Iguaçu está se preparando para participar da Copa Sul-Brasileira de Goalball, que acontecerá nos dias 24 e 25 de março, em Florianópolis (SC). Os representantes da Associação de Deficientes Visuais de Foz do Iguaçu (Adevifoz) treinam sob o comando do técnico Roberto Santos, o Beto, e contam com o apoio da professora Lucy Kimie Fukasawa. Os treinamentos acontecem aos sábados, das 9 às 12 horas, no ginásio Costa Cavalcanti.
O goalball é um jogo praticado por atletas que possuem deficiência visual, cujo objetivo é arremessar uma bola com as mãos no gol do adversário. Cada time joga com três jogadores e três reservas, sendo obrigatório o uso de vendas nos olhos por todos os atletas. A sua percepção é pelo tato e audição; as linhas do chão são o motivo do jogo em que o tato prevalece. A bola possui guizos para o grande uso da audição e assim eles podem saber em que direção a bola está indo. É um jogo que precisa de muita concentração, por isso o silêncio da torcida e da equipe é de extrema importância.
De acordo com a programação de eventos, a equipe também participará do Regional Sul, no período de 19 a 22 de abril. A competição está confirmada para Foz do Iguaçu e será organizada pela Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV) e vai classificar duas equipes masculinas e uma feminina para o Campeonato Brasileiro de Goalball. A equipe de Foz é composta por 23 atletas deficientes visuais e existe há cinco anos.