A entrega de 15 bolas novas de futebol virou festa durante o treino de meninos que moram no Jardim Jupira, em Foz. “Dá uma aí, professor!”, eles gritavam. A doação foi feita na tarde dessa quarta-feira (24) por uma equipe dos representantes da rede hoteleira iguaçuense Viale. Os garotos fazem parte do projeto chamado “Recriando o Foz Futebol”, mantido pela ONG Esportiva Meninos das Cataratas, inicialmente, em três locais da cidade: Jardim Jupira, Campos do Iguaçu e Portal da Foz. Os campinhos foram escolhidos pela proximidade com as casas de crianças e adolescentes de bairros menos favorecidos socialmente, facilitando o acesso no período em que não estão na escola.
“Essas bolas serão distribuídas entre os quase 100 meninos e meninas que já atendemos. Toda ajuda é muito importante, porque queremos chegar a 500 participantes,” projeta o diretor esportivo da ONG, Jair Rojas da Silva. Serão necessários 10 campinhos de futebol espalhados por Foz do Iguaçu e uma equipe multidisciplinar de apoio. Para ter continuidade, o projeto ainda precisa de mais bolas, chuteiras, redes para as traves, lanches, gasolina para o deslocamento em competições, etc.
Podem participar dos treinamentos, crianças e adolescentes com idades entre 10 e 17 anos. Não há cobrança de mensalidade. Em breve, serão selecionados os participantes que se destacam e encaminhados a treinamentos mais intensivos para a formação de equipe que participará de competições locais, regionais nas categorias até sub-23. Os gerentes dos hotéis Viale Tower (centro) e Viale Cataratas (Av. das Cataratas), Fernando Higa e Lee Chih Li, respectivamente, acompanharam a ação juntamente com o gerente comercial do grupo, Luciano Ferreira. Eles esperam que a ação sirva como estímulo para a transformação social na vida das pessoas que participam do projeto.
A ONG Meninos das Cataratas foi fundada em dezembro de 2012 e viabiliza cursos e treinamentos em diversas áreas: violão, circo, informática, artesanato, corte e costura, além das práticas esportivas. O objetivo é desenvolver a convivência comunitária, através de oficinas culturais e esportivas, promovendo com isso o acesso a materiais que contribuem na prevenção e enfrentamento de situações de risco. A instituição integra a Rede Proteger, o Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC) e o Conselho Municipal de Esportes e Lazer (COMEL).
Texto e foto: Izabelle Ferrari (Assessoria de Comunicação)
2 comentários
Sucesso
Muito sucesso neste projeto.