O avanço do novo coronavírus no Brasil, que já registra centenas de casos confirmados, milhares de suspeitos e já fez vítimas fatais, tem provocado o cancelamento de inúmeros eventos esportivos no Brasil e no mundo para evitar a aglomeração de pessoas e a propagação do vírus que é considerado uma pandemia mundial.
A Copa Integração de Voleibol Feminino, tradicional competição que envolve a participação de oito municípios e mais de 100 atletas por etapa, confirmou a suspensão das duas primeiras etapas da temporada que aconteceriam entre os dias 27 e 29 de março, em Palotina, e de 3 a 5 de abril, em Formosa do Oeste, nas categorias 2004 e 2006.
A medida, segundo o presidente de honra da competição, professor Ademir Martelli, de Céu Azul, atende recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), Ministério da Saúde e decretos assinados por prefeituras municipais que proíbem a participação de equipes em eventos esportivos fora de seus domicílios para evitar disseminação do novo coronavírus.
A Copa Integração já possui 23 anos de história e conta com a participação das cidades de Céu Azul, Foz do Iguaçu, Formosa do Oeste, Medianeira, Palotina, Santa Helena, Santa Izabel do Oeste e Toledo. A competição é usada como preparação para os Jogos Oficiais do Estado e campeonatos estaduais. Outras três etapas também estão marcadas para 2020.
Texto e foto: Silmar Ramos